18 de setembro de 2012

I Colóquio Municipal “Por um Município Decente e Democrático


O sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guaraciaba do Norte e Croatá – SINDSEP, filiado a FETAMCE E CUT, realizou no dia 15 de setembro de 2012, das oito da manhã ao meio dia, no Salão Paroquial da Igreja Matriz o I Colóquio Municipal  “Por um Município Decente e Democrático”, onde contou com a presença dos representantes da CUT – Nadja, representante da FETAMCE Jose Airton, presidenta do Sindicato dos Servidores de São Benedito – Maria Solange, representando a Igreja Católica – Frei Francisco, representante do Fórum de Guaraciaba – o senhor Kleber, representando a academia brasileira de literatura de cordel, membro de fundação da CUT nacional  e ex presidente do sindicato dos trabalhadores em educação do rio grande do norte – o senhor Crispiniano Neto, estava presente também o assessor jurídico do SINDSEP – Dr. Sharlys Michael de Sousa Lima. Fizeram-se presentes os três candidatos a prefeito de Guaraciaba do Norte os senhores: Regivaldo Melo Cavalcante, Francisco Carvalho Soares, Antonio Adail Machado Castro, que após apreciarem as propostas apresentadas pelo vice presidente do sindicato Marcolino Rodrigues Junior, assinaram a “Carta Compromisso” e receberam o Certificado de Adesão da Plataforma Por um Município Decente e Democrático, se propondo a implantar tais propostas na próxima gestão administrativa do quadriênio 2013-2016.
            O SINDSEP participa de uma maneira criativa e comprometida, buscando novos rumos para os servidores públicos municipais e para todos os munícipes guaraciabenses. Que nasça um novo tempo! 











                   


30 de julho de 2012

PASSEATA EM DEFESA DO SALÁRIO MÍNIMO!


 VEJAM O PROTESTO DE MERENDEIRAS E AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS CONCURSADAS, PELAS RUAS DE GURACIABA, NO ÚLTIMO SÁBADO, DIA 28 DE JULHO, QUE SÃO PAGAS COM MEIO SALÁRIO MÍNIMO, PELO ATUAL PREFEITO. OS OUTROS GESTORES QUE PASSARAM POR ESTE MUNICÍPIO TAMBÉM FIZERAM O MESMO! SALÁRIO MÍNIMO É DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL! A CONSTITUIÇÃO FEDERAL FALA QUE O SALÁRIO MÍNIMO DEVE ATENDER AS NECESSIDADES DE MORADIA, ALIMENTAÇÃO, SAÚDE, LAZER,.... SABEMOS  QUE R$ 622,00 PASSA LONGE DO QUE PREVÊ  A CONSTITUÇÃO DE 88! E MEIO SALÁRIO MÍNIMO( R$ 311.00) ?????. O SUPREMO TRIBULAL FEDERAL(STF), INSTÂNCIA MÁXIMA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO, EDITOU A SÚMULA VINCULANTE DE Nº 16, QUE  OBRIGA A TODA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA  BRASILEIRA, A NÃO PAGAR MENOS DE UM SALÁRIO MÍNIMO A SERVIDORES PÚBLICOS. A LEI ORGÂNICA DE GUARACIABA ASSEGURA QUE NEM UM SERVIDOR PÚBLICO GANHE MENOS DE UM SALÁRIO MÍNIMO. TUDO ISSO INDEPENDENTE DO TOTAL DE HORAS DE TRABALHO PREVISTAS NO EDITAL DO CONCURSO.  CABE AOS GESTORES CUMPRIREM OS MANDOS DA CONSTITUÇÃO. MEIO SALÁRIO MÍNIMO É TRABALHO ESCRAVO EM GUARACIABA DO NORTE-CE. ESSAS MULHERES, MÃES DE FAMÍLIA, CORAJOSAS, EXIGEM O PAGAMENTO DE SEUS SALÁRIOS COMPLETO, DO CONTRÁRIO JÁ DEIXARAM CLARO, QUE FARÃO GREVE, DEIXANDO AS ESCOLAS SEM LIMPEZA E A MERENDA DOS ALUNOS NÃO SERÁ FEITA ATÉ QUE SUA SITUAÇÃO SEJA RESOLVIDA. O SINDICATO APOIA AS SERVIDORAS E ESTÁ JUNTO COM AS MESMAS!


23 de julho de 2012


É LAMENTÁVEL!!!
Ficou firmado o compromisso entre a prefeitura municipal,  diretor sindical e vereador  Vicente de Paulo  na presença do representante do ministério público o pagamento do salário mínimo para os servidores públicos municipais.
Não foi cumprido infelizmente pelo atual prefeito!
Caros servidores, está na hora de dar um basta nesses descasos. VAMOS LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS!
O SINDSEP realizou uma Assembléia Geral Extraordinária no dia 14 ( quatorze) de julho de 2012, com as merendeiras e auxiliares de serviços gerais e decidiram juntos que farão uma passeata em protesto ao não pagamento do salário mínimo aos mesmos.  Dia 28 de julho de 2012, a partir das 8:00h, saindo do Sindsep.

Sua presença é indispensável! Venha e traga sua família.

4 de julho de 2012



O presidente do SINDSEP Antonio Rodrigues de Souza e o diretor Raimundo Abreu Fernandes, estiveram em um curso de formação(ORSB) patrocinado pela Central Única dos trabalhadores (CUT) nos dias 26 e 27 de junho de 2012.
         As  temáticas do curso foram:
 1) apresentação  da Política Nacional de Formação da CUT para dirigentes sindicais;
2) A  Importância  da  Qualificação  Profissional  como Incremento da Empregabilidade, Francisco de Assis Diniz – Presidente do IDT (PALESTRANTE);
3) Territórios da Cidadania e Inclusão Social e Tecnológica no Ceará.
         O curso trouxe o ensinamento de que o sindicato precisa estar antenado com todo o cenário nacional: político, econômico, educacional, geração de emprego e renda, etc., para que  possa fazer a defesa dos interesses da categoria que representa e da sociedade como um todo, com qualidade.

INADIMISSÍVEL!



A Prefeitura de Guaraciaba do Norte continua a pagar meio salário mínimo a servidores concursados, desrespeitando acordo feito em audiência extrajudicial com o Ministério Público e com o Sindicato.
            A mesma matéria é objeto de ação civil Pública patrocinada pelo MPE e de ações de cobranças ajuizadas por servidores.
Mas quem disse que político, de um modo geral, respeita alguém?
            E a Câmara municipal, principalmente a base aliada do prefeito, que são 6 (seis) vereadores, maioria ampla, deu total de 9(nove) vereadores, que não fiscalizam nada?
Eles querem se reeleger. É brincadeira não é verdade??????????? Dentre eles um é candidato a Prefeito, para suceder  o atual.
            Os servidores prejudicados não podem vestir a roupa de FROUXOS e deixarem por isso mesmo, como se nada tivesse acontecendo!!!!!
            O Sindicato marcará, em breve, uma reunião com a categoria para que juntos decidamos o que fazer! A sugestão antecipada é irmos às ruas reivindicar os direitos desses servidores concursados em 1997 e 2002: merendeiras e auxiliares de serviços gerais.  
            E o  que dizer dos servidores da saúde que,  desde 2009 não recebem reajuste salarial?
            E  o que dizer dos motoristas que também tiveram o último reajuste em 2009?
            E o que dizer dos garis que recebem 10% de insalubridade, onde o que é comum à categoria, em nível de Brasil é  receber 40%, ou seja, grau máximo de risco? Esta matéria também é objeto de ação civil pública. 



27 de junho de 2012

20 de junho de 2012

Veja a tabela do retroativo dos professores de Guaraciaba do Norte em 2012!



O SINDSEP E AS ELEIÇÕES 2012
            A diretoria do sindicato dos servidores e os pré candidatos a vereador filiados ao mesmo reuniram-se no dia 09 de junho de 2102, em sua sede para discutirem os seguintes assuntos: estratégias de enfrentamento da campanha eleitoral, propostas para o serviço púbico municipal e outras deliberações.
            Os pré - candidatos presentes falaram sobre suas propostas em prol dos servidores. O pré - candidato Antonio Rodrigues (Antonio Baxim) afirmou que é de suma importância um vereador na Câmara que defenda os direitos dos servidores e represente o sindicato.
            Evando Mesquita apresentou as propostas do seu partido e disse que o seu objetivo seria ajudar o sindicato, não atrapalhar, pois para enfrentar uma campanha política necessita de muita coragem e garra! O vereador e pré – candidato Vicente de Paulo disse estar satisfeito, pois cumpriu com suas promessas de campanha e pretende continuar  defendendo o serviço público a apresentará mais propostas para os servidores.
            Tereza Marta também pré – candidata afirmou que seria interessante que houvesse mais vereadores que representassem os servidores, pois, segundo ela, os que aí estão não têm compromisso com a população. Seria mais força para ajudar o vereador Vicente do PT, pois,  o mesmo sozinho, na Câmara não tem vez nem voz. Ela apresentou suas propostas e mostrou-se com boa vontade, coragem e garra. Segundo Tereza a nova bandeira é MUDAR!
            O presidente do sindicato Antonio Rodrigues de Souza, finalizou dizendo que devemos manter o sindicato firme, forte e comprometido com o serviço público.
            O sindicato promoverá um debate com os candidatos a prefeito.
            AGUARDEM!    







          

31 de maio de 2012

SINDSEP EM AÇÃO!


No dia 06 de maio de 2012, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guaraciaba do Norte e Croatá -  SINDSEP reuniu-se no Teatro João Barreto dos Santos com os funcionários da saúde e trataram dos seguintes temas: não implantação do Plano  de Cargos e Carreiras da categoria pela atual gestão; não reajuste salarial para os mesmos desde 2010; conquistas dos servidores da saúde de São Benedito e perseguição política em ano eleitoral.
            Os funcionários  presentes mostraram – se insatisfeitos e lamentaram a desvalorização de seus trabalhos pela gestão atual.
            O presidente do sindicato Antonio Rodrigues de Souza, alertou aos mesmos que não admitissem nenhuma perseguição política, pois qualquer pessoa que sofresse esse tipo de agressão não tivesse receio em denunciar, pois isso é crime!
            Em São Benedito os funcionários da saúde fizeram paralisação das atividades por apenas um dia e foram bem sucedidos em seus anseios. Conseguiram o reajuste salarial desejado.
            Ao final da reunião ficou decidido pelos funcionários da saúde que aguardariam o pagamento do reajuste salarial no qual a prefeitura se propôs a pagar no mês de maio de 2012, se não houver, os mesmos juntamente com o SINDSEP, decidiriam que providencias deverão tomar.   



No dia 02 de junho de 2012 foi a vez do SINDSEP reunir as merendeiras e auxiliares de serviços gerais concursados em 1997 e 2002, no Teatro João Barreto, com o objetivo de informá-los sobre os assuntos seguintes: processo das merendeiras de 97; processo do promotor de justiça sobre o pagamento do salário mínimo; andamento do processo do salário mínimo com o Dr. Valdecy.
            O presidente do SINDSEP, Antonio Rodrigues, solicitou aos filiados presentes que fossem ao INSS verificar o CNIS com remuneração, para não serem prejudicados em suas aposentadorias, pois a maioria dos filiados estão sofrendo prejuízo porque o repasse do desconto da contracheque não corresponde ao que o INSS recebe. 





 Foi exposto também os nossos direitos adquiridos na Lei Orgânica que foram extintos pelos vereadores aliados ao prefeito municipal. 




Na ocasião também foi apresentando o acordo realizado entre os representantes do município e o diretor sindical e vereador Vicente de Paulo, os quais na presença do signatário membro do Ministério Público afirmaram que o pagamento do salário mínimo para todos os servidores públicos do município seria a partir do mês de junho de 2012.







22 de maio de 2012

                A CUT CEARÁ realizou nos dias 13,14 e 15 de maio o 12º Congresso Estadual na cidade de Beberibe com a participação de 497 delegados e vários representantes das entidades sindicais do nosso estado, com o intuito de debater, elaborar e refletir propostas sobre o País que queremos para as próximas décadas. Tendo como centro a valorização do trabalho, a ampliação do papel redistributivo e democrático do estado, com uma política econômica ousada.
                O congresso contou com participação do presidente da CUT nacional Arthur Henrique, deputado estadual do PT Antonio Carlos, deputado federal do PT Arthur Bruno, secretário de Igualdade Racial Raimundo Muniz, ex - presidente da CUT Ceará Jerônimo do Nascimento e outras ilustres presenças.
                O Congresso destacou fatos importantes como a paridade (igualdade) como um direito a ser defendido e implantado e o fim do imposto sindical. O evento foi coroado com a eleição da nova direção executiva da entidade para o triênio 2012 – 2015, consagrando como presidente Joana D’arc Barbosa Almeida, a mais jovem sindicalista a presidir uma instancia estadual da central e a segunda mulher a liderar a entidade cearense.
                A liderança feminina exaltou a forte unidade confirmada no congresso e enumerou os desafios da próxima gestão.
                O SINDSEP de Guaraciaba do Norte e Croatá marcou a participação no congresso com as diretoras Antonia Vanderleia e Tereza Marta fortalecendo, assim, o sindicato como instituição séria e responsável que visa à defesa dos direitos trabalhistas assegurados na Constituição Federal. 



27 de abril de 2012

Feliz dia do trabalhador!


Homens e mulheres que constroem com suor um país melhor.
O brasileiro que acorda cedo, enfrenta humilhação, luta pelo pão.  
Muitas vezes mal pagos, mal orientados e desamparados.
Esquecido proletariado que enriquece meia dúzia de privilegiados.
Nação descamisada, cansada de sacanagem e marmelada.
Ainda sim não se cansa de batalhar, ter fé e lutar.
Garra e determinação fazem valer o titulo de cidadão.
Em cada vitória conquistada a esperança é renovada.
Maioria massacrada por minoria alienada.
Aqueles que não sabem o poder que tem nas moas.
Operários, funcionários, empresários, vamos fazer uma pacifica revolução.
Intelectuais, artistas, gente atuante, vamos fazer mais cabeças pensantes.
Ao esportista, estudante, assistente social, juntos pela inclusão social.
Doutores da lei vamos mudar essa realidade e fazer uma pátria de verdade.
O sonho da igualdade não pode morrer, justiça social tem que prevalecer.
Temos que acreditar e nunca a cabeça se curvar.
Respeitar o direito dos outros sabendo onde os nossos terminam.
Atuar com coragem e força nas  dificuldades sem esmorecer.
Brigar por uma causa justa e fundamentada.
Amigo pode tudo isso mudar com o poder do voto e da informação.
Liberdade se conquista com decisão e inteligência.
Honra e gloria nos espera sem sangue ou violência.
A hora é essa vamos nos unir, muralhas derrubar e pontes construir.
Dialogar em conjunto pelo bem estar comum.
Respeitosamente, nossa homenagem ao dia do trabalhador.

Parabéns trabalhador!


25 de abril de 2012

Assembléia Geral em 21-04-2012

        No dia 21 de abril às 8:00h, no Teatro João Barreto, o SINDSEP realizou sua primeira assembléia geral do ano corrente, onde contou com mais de cem filiados que participaram atentamente das propostas e ações da instituição no novo ano. Tivemos a participação do Frei Francisco, padre de nossa paróquia, que contribuiu com uma palestra  sobre consciência política para 2012. Outro destaque importante foi a participação da presidente do sindicato de São Benedito, Maria Solange, que mostrou a todos a sua atuação juntamente com os professores na luta contra o desvio da verba do FUNDEB, fazendo uma fiscalização minuciosa e acompanhada de uma assessora especializada em FUNDEB, cujo resultado promoveu o pagamento do abono de 2011 onde, segundo o gestor, não teria recursos. E com certeza promoverá o reajuste de 22,22% a todos os professores do município porque dinheiro tem! Guaraciaba também seguirá o exemplo de São Benedito, o presidente do SINDSEP Antonio José e toda a diretoria não descansará enquanto não provar para todos que a nossa luta não será em vão, pois temos compromisso com os servidores e nossos direitos precisam ser respeitados. Não descansaremos enquanto não virmos: salário mínimo atualizado para todos, PCC da saúde, reajuste dos professores conforme a lei, pagamento correto de insalubridade para os garis, combate a corrupção. A luta continua! Parabéns pela sua participação!






Informe-se!

Ação Cearense de combate a corrupção e a impunidade - ACECCI!


17 de abril de 2012

Fique de olhos nos recursos!



Através do site do banco do Brasil, você pode acompanhar os valores dos recursos que entram na prefeitura de Guaraciaba do Norte!

Acesse o link abaixo e fique de olho! 

29 de março de 2012

SINDSEP está em novo endereço!

Informamos a todos os filiados que estamos funcionando em novo endereço: Rua Jerônimo Memória nº 720, próximo ao Salão Paroquial!

7 de março de 2012

Homenagem ao dia da Mulher!


A TODAS AS MULHERES QUE NESTE DIA DEUS OS ILUMINE!!!

Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.

Homem! Neste dia internacional da mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher.

Estás aflito? Recorre à mulher. Ela é o consolo dos aflitos.
Estás enfermo? O toque da mulher é curativo.
Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mulher.
Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.

Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.

Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.

Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano.

Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem.

Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza, e admiram a dádiva que é ser mulher!

PARABENS PELO SEU DIA!!!

10 de janeiro de 2012

SALÁRIO R$ 622,00 DIREITO DE TODOS!


O Vereador Vicente do PT protocolou hoje um projeto de indicação solicitando reajuste salarial de 14,13% do salario mínimo 2012 mais 10,87% das perdas salarias, totalizando um reajuste de 25% para todos os servidores públicos.
Veja a proposta salarial de Vicente do PT
DESCRIÇÃO DO CARGO E FUNÇÃO
JORNADA 40H SEMANAIS / VENCIMENTO BASE R$
Agente administrativo
R$ 777,50
Agente comunitário de saúde
R$ 726,56
Agente de endemias
R$ 1.039,38
Agente de trânsito
R$ 789,06
Almoxarife
R$ 746,88
Assistente de consultório dentário
R$ 726,56
Atendente de consultório odontológico
R$ 726,56
Atendente de enfermagem
R$ 726,56
Atendente recepcionista
R$ 726,56
Atendente geral
R$ 726,56
Auxiliar administrativo
R$ 746,88
Auxiliar de contabilidade
R$ 746,88
Auxiliar de enfermagem
R$ 934,38
Auxiliar de laboratório
R$ 726,56
Auxiliar de secretaria
R$ 726,56
Auxiliar de serviços gerais
R$ 726,56
Auxiliar de setor
R$ 1.046,88
Auxiliar de vigilância sanitária 
R$ 726,56
Bibliotecário
R$ 726,56
Bombeiro hidráulico
R$ 789,06
Coveiro
R$ 726,56
Cozinheira
R$ 726,56
Digitador
R$ 1.039,06
Eletricista
R$ 789,06
Encarregado
R$ 726,56
Encarregado de chafariz
R$ 726,56
Encarregado de correios
R$ 726,56
Estatística
R$ 934,38
Fiscal de limpeza
R$ 726,56
Gari
R$ 726,56
Guarda municipal
R$ 789,06
Guarda noturno
R$ 726,56
Guarda rural
R$ 726,56
Inspetor sanitário
R$ 934,38
Jardineiro
R$ 726,56
Lavadeira
R$ 726,56
Mensageiro
R$ 726,56
Merendeira
R$ 726,56
Motorista B
R$ 831,50
Motorista D
R$ 934,38
Pedreiro
R$ 789,06
Porteiro
R$ 726,56
Recepcionista
R$ 726,56
Secretário escolar
R$ 934,38
Servente
R$ 726,56
Técnico agrícola
R$ 1.900.00
Técnico enfermagem
R$ 934,38
Técnico de radiologia
R$ 1.245,31
Telefonista
R$ 726,56
Vigia
R$ 726,56
Zelador
R$ 726,56
Professor educação básica PEB I  (PCCR – MAG/ EB)
R$ 801,56
Professor educação básica PEB II
R$ 902,18
Pedagogo
R$ 1.409,64
Psicopedagogo
R$ 3.383,15
Observação: Plano de cargos, carreiras e remuneração do magistério a educação básica  PCCR – MAG/ EB) Quadro anexo III Tabela salarial/ vencimental por cargo/classes e referencias e linhas de transposição do enquadramento.

Justificativa:
O direito ao reajuste salarial é um direito sagrado, contido no capitulo dos direitos e garantias fundamentais da constituição federal e dos tratados internacionais. OBSERVE-SE BEM: Na Lei maior do Brasil, dentre os direitos fundamentais, dos direitos sociais. Por sua feita o reajuste salarial é o valor que alavanca ganhar o ser humano para sobreviver com dignidade, todos os anos consecutivos, que por sua feita é poder de alimentar-se bem, morar, vestir-se, gastar com educação, poder calçar-se, ter acesso as necessidades básicas para todos os servidores e servidoras.  Visto que o reajuste salarial tem caráter alimentar, ligado ao direito à vida, contido na Lei Maior do Brasil, e que garante a todos os direitos a vida. Outrossim, que 25% são das perdas salariais, que é os 14,13% mais 10,87% que se iguala a 25% das perdas salariais dos servidores públicos, que compreende assim o comprimento da carta Magda e do decreto do Diário Oficial garante salário mínimo de R$ 622 em 2012. Novo valor passa a vigorar no dia 1º de janeiro, mas só chega ao bolso em fevereiro. O Diário Oficial da União desta segunda-feira (26) traz o decreto da presidente Dilma Rousseff, que fixa o novo salário mínimo brasileiro em R$ 622. A mudança na remuneração básica entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2012, mas só cai na conta do brasileiro no dia 1º de fevereiro.
Em parágrafo único, o texto informa que o “valor diário do salário mínimo corresponderá a R$ 20,73 e o valor horário a R$ 2,83”. Durante a maior parte de 2011, o valor do salário mínimo foi de R$ 545.
A presidente Dilma Rousseff assinou antes de entrar de férias o reajuste do mínimo, que teve um aumento de 14,13% em relação ao atual valor. Apesar dessa alta, o valor ficou um pouco abaixo do aprovado pelo Congresso Nacional na quinta-feira (22), que previu a remuneração em R$ 622,79 no Orçamento.
O cálculo utilizado para a definição do mínimo foi o aprovado em fevereiro deste ano pelo Congresso.
De acordo com a nova regra, o salário mínimo será reajustado com base na inflação do ano anterior somado ao crescimento da economia de dois anos antes. Com isso, o novo mínimo leva em conta a inflação de 2010 e o PIB (Produto Interno Bruto) de 2009.
A fórmula de reajuste, que vai até 2015, pode levar o mínimo a superar os R$ 800 daqui a quatro anos. Um aumento de R$ 1 no salário mínimo equivale a uma elevação de gastos de cerca de R$ 300 milhões.
Assim, o aumento do mínimo para 2012, que é de R$ 77, vai representar uma despesa extra de R$ 23 bilhões para o governo, que terá de reajustar também o valor pago aos aposentados que recebem o mínimo.